O desenvolvimento da mente precisa ser acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades motoras. Manter o corpo em as suas esferas em excelentes condições é de extrema
As crianças estão aptas para a prática do esporte logo nos primeiros meses de vida, com cinco ou seis meses, assim que conseguem movimentar bem os braços e pernas, já podem iniciar o seu envolvimento com o mundo esportivo. No entanto, nas crianças atípicas tais movimentos não são tão apresentáveis devido as limitações notória a necessidade, por isso que deve ter a necessidade do estímulo para explorar e desenvolver o movimento corporal. O lúdico nesta construção esportiva na criança atípica, leva a uma visão sobre as características peculiares e é esta forma do compreender que leva ao melhor aproveitamento das habilidades presentes na criança.
A atividade lúdica é essencial pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, emocional e também motriz. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa, sendo que a parte vital estar na forma do abordar de forma ampliada e adaptada às características e necessidades de cada criança.
Para uma criança atípica este estímulo para a prática de esporte, vem como um suporte para a sua vivência e o manejo perante a sua construção psicomotor, fator de importância para a ativação para um meio psicossocial da criança. A harmonia entre a vivência do esporte perante a prática psicomotora, conduz a uma tênue sobre o desenvolvimento em sua expressão corporal, linguagem, intelectual, habilidades e a socialização que conduz a inclusão. A inclusão social é fundamental pois, as crianças conseguem compreender melhor o outro e a lidar com as diferenças; o ato de incluir significa trazer em si, compreender, abranger, fazer tomar parte, introduzir, ou seja, a inclusão social é o ato de compreender e inserir todos na sociedade, fazendo valer seus direitos de cidadãos. (FERREIRA, 2001).
Contudo, toda prática esportiva é benéfica, desperta a linguagem e a interação em elementos fundamentais e adaptados utilizando técnicas específicas para este manejo inclusivo. Observado que cada pessoa é um ser dotado de peculiaridades e potencialidades a serem descobertas, e a prática esportiva conduz a criança atípica ao seu autoconhecimento e ao despertamento pelo estímulo ao trabalhar o sensorial.
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Prof: Ana Patricia Cordeiro |
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