Doug Hurley e Bob Behnken estão prestes a protagonizar um episódio importantíssimo para a Nasa, a agência espacial americana, neste fim de semana.
Primeiro, havendo condições metereológicas adequadas neste sábado (30) ou domingo (31), quebrarão um hiato de nove anos para a agência espacial, que não lança seus astronautas do próprio solo americano desde 2011, quando seus ônibus espaciais foram aposentados.
Após a tragédia com a missão Columbia em 2003, a agência revisou completamente sua operação com ônibus espaciais, comprando assentos para seus astronautas — a um custo de dezenas de milhões de dólares por voo — na nave russa Soyuz.
Foi uma fase transitória até que o programa Commercial Crew & Cargo Program Office (C3PO) desse seus primeiros frutos. É aí que entra o bilionário Elon Musk, fundador e diretor da SpaceX.
Sua empresa e a Boeing foram escolhidas pela Nasa para participar do projeto C3PO, que abriu oportunidades comerciais para transporte de astronautas e carga para o espaço. Desde 2014, as empresas vêm refinando e testando seus projetos, supervisionados pela Nasa.
O veículo de Musk será o primeiro a ir para o espaço, já neste fim de semana. Hurley e Behnken viajarão para a Estação Espacial Internacional na elegante cápsula Crew Dragon.
"Já passou da hora de lançar um foguete americano da costa da Flórida para a Estação Espacial Internacional, e estou certamente honrado em fazer parte disso", disse Hurley, 53 anos, no início deste mês.
Behnken, 49 anos, acrescentou: "No meu primeiro voo (para o espaço) eu não tinha um filho, então estou realmente empolgado em compartilhar esta missão com ele".
A Nasa escolheu dois de seus astronautas mais experientes para ajudar a SpaceX a preparar o Crew Dragon para o lançamento. Os dois também são amigos de longa data.
A Nasa escolheu dois de seus astronautas mais experientes para ajudar a SpaceX a preparar o Crew Dragon para o lançamento. Os dois também são amigos de longa data.
"Ter a sorte de voar com seu melhor amigo... acho que muitas pessoas gostariam disso", comemora Hurley.
Quando decolarem acoplados a um foguete Falcon 9, suas parceiras estarão muito atentas, não só por motivos pessoais, mas também profissionais. Explica-se: elas são astronautas também.
A esposa do coronel Hurley, Karen Nyberg, já foi para o espaço duas vezes, a bordo do ônibus espacial da agência e da Soyuz, se aposentando da Nasa este ano. Eles têm um filho de 10 anos, Jack, cujos primeiros anos de vida foram comemorados em meio às incusões espaciais dos pais.
Comentários
Postar um comentário