A falta de educação ambiental e o desconhecimento técnico de parte da população colocam em risco as nascentes do Rio Gramame. A bacia é responsável por cerca de 70% do sistema de abastecimento de água doce da Grande João Pessoa (que compreende a capital, Bayeux, Cabedelo, parte de Santa Rita, e das cidades de Pedras de Fogo e Conde). Devido à falta de cuidados, as águas das nascentes estão poluídas e a consequência disso pode ser drástica.
O professor Hamílcar José Almeida Filgueira, responsável pelo projeto 'Restauração das Nascentes do Rio Gramame', conta que se verificou o desmatamento indiscriminado no campo, principalmente para o consumo de lenha e carvão em atividades domésticas e de pequenas indústrias de forma não sustentável. A retirada de matas ciliares, a prática da agricultura e da pecuária sem apoio técnico e a expansão da zona urbana sem planejamento são outros fatores que agravam a situação.
Neste sábado dia 25 de março de 2017, houve uma marcha saindo da praça das muriçoca ate o Busto de Tamandaré, onde tinha estudantes de universidades, professores, vereadores e deputados, la também se encontrava, representantes culturais e importantes na politica em 2018 como Tarcio Teixeira (PSOL) Rafael Benício (PSOL) e Sandro Rodrigues (PSOL), a todos estavam reivindicando melhorias no meio ambiente, como o rio gramame que está sendo destruido pelo homem, esse momento histórico é importante para a educação ambiental, vamos seguir o exemplo para valorizar mais os rios que da agua precisamos, das matas que das árvores nescecitamos, faça diferente vamos preservar o meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário