A utilização da música para fins de tratamento é muito antiga na história da Humanidade.
“Embora não seja descrita como musicoterapia, a música é ainda hoje utilizada como cura em inúmeras tribos e em outras sociedades não tecnológicas na Ásia, África, Austrália, América, Oceania e Europa, como nos mostra a literatura de Etnomusicologia."
(BARCELLOS, 2016, p 5)
O primeiro curso de graduação em Musicoterapia no Brasil foi ofertado pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1972 e reconhecido pelo MEC em 1978. Hoje a Musicoterapia avança em novos campos de prática, pesquisa e formação.
Atualmente, a Musicoterapia consta na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o número 2263-05.
Para que se possa atuar profissionalmente como Musicoterapeuta no Brasil, se deve completar a formação superior, graduação ou especialização lato-sensu, na área. (UBAM)
Neste sábado dia 04/12 em João Pessoa foram formados os primeiros Musicoterapeutas do estado da Paraíba. Os alunos concluíram o Curso da Pós-Graduação da Faculdade Censupeg dando a largada para a construção de um caminho histórico para essa profissão tão importante e necessária na vida de todos.
Nós, da equipe Revista Premiada, desejamos muito sucesso aos novos Musicoterapeutas da Paraíba e parabenizamos todo o esforço e dedicação empreendidos nessa nova trajetória.
Noticia exclusiva da revistapremiada.org
Comentários
Postar um comentário