A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou nessa terça-feira (19) na Paraíba com 114.846 doses da Coronavac. João Pessoa é o município com maior número de doses à disposição, 15.191. Gurjão, na Borborema do estado, terá o menor quantitativo: apenas 14 doses. O cálculo para distribuição de vacinas é feito pelo Governo Federal, a partir de dados populacionais.
No total, 54.689 pessoas serão imunizadas contra o novo coronavírus. Cada uma delas receberá duas doses da vacina, totalizando 109.378. O restante das doses recebidas, 5.468, é referente à margem de perda técnica calculada pelo Ministério da Saúde.
Neste primeiro momento, serão imunizados 42.925 de trabalhadores de saúde (o que representa 35% do total do estado), 1.212 idosos com idade a partir de 60 anos e que vivem em abrigos, 120 pessoas com deficiência institucionalizadas e 10.432 indígenas.
As primeiras doses da Coronavac chegou à Paraíba na noite da segunda-feira (18). O imunizante é resultado da parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, a segunda dose da Coronavac será aplicada 28 dias após a primeira dose. O registro da vacinação é nominal e quem for imunizado neste primeiro momento já está com a segunda dose garantida.
“A vacinação acontece em etapas e, à medida vai ampliando as quantidades de doses, são ampliados também os públicos. A orientação é pela preservação dos mais expostos, por isso, SES e Cosems orientam que, entre os trabalhadores da saúde, sejam priorizados os que estão na linha de frente contra a Covid-19, como os que atuam em UPAs, Samu e serviços hospitalares de referência Covid-19. Os municípios devem orientar seus trabalhadores sobre o calendário e local de vacinação dessas pessoas”, informou a SES-PB.
Comentários
Postar um comentário