Pular para o conteúdo principal

Novembro azul é o mês que os homens deve se cuidar veja a matéria completa e as programações .

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as atividades do Novembro Azul. Durante todo o mês de novembro serão realizadas ações articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, que buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. Veja abaixo a programação.

Doenças

As doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio; fatores externos (Acidentes/Violência por arma de fogo ou arma branca); diabetes mellitus; pneumonia; Acidente vascular cerebral hemorrágico; câncer de próstata; câncer dos brônquios e dos pulmões; câncer do estômago; câncer do fígado e vias biliares intra-hepáticas, e câncer da Cavidade Oral/ Traqueia, Brônquio e Pulmão.

Quanto aos óbitos, de janeiro a outubro de 2018, morreram na Paraíba 946 homens vítimas de Infarto agudo do miocárdio; 694 de Violência por arma de fogo ou arma branca; 594 de pneumonia; 531 de Diabetes mellitus; 292 de AVC; 235 de câncer de próstata; 157 de câncer dos brônquios e pulmões e 141 de câncer de estômago.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Levando-se em consideração os óbitos de mulheres, de janeiro a outubro, por câncer de mama, foram 174, e câncer de útero, 103 óbitos; na comparação com a mortalidade masculina por câncer de próstata (235), aponta-se para uma necessidade de que os homens busquem a assistência à saúde periodicamente.

“É importante que os homens entendam a necessidade de sempre estarem indo ao médico e aos serviços de saúde, para saber com está a saúde, fazer exames e receber orientações. Fica claro nessa comparação, que, mesmo o câncer de mama sendo de maior malignidade e de evolução mais rápida do que o câncer de próstata, as mulheres estão conseguindo uma maior sobrevida após o câncer, pois se cuidam mais, buscam a assistência e se previnem”, pontuou Hélio Soares.

Sintomas do câncer de próstata

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas; por isso o diagnóstico precoce da doença é essencial, e este é realizado por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue onde se pode avaliar a próstata.

Neste sentido, a população deve procurar às Unidades de Saúde da Família, para realização dos exames preventivos, se possível, uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai, irmão, tios) com histórico de Câncer de Próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios.

O tratamento do câncer pelo SUS na Paraíba é realizado no Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paula, em João Pessoa; no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC em Campina Grande e, agora, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na Unidade de Oncologia do Sertão, Hospital do Bem, em Patos.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL 2018DIA/HORALOCALATIVIDADE01/11

(manhã)

Área de Convivência da Secretaria de Estado da SaúdeAbertura oficial

– Acolhimento com distribuição dos laços do Novembro Azul

– Fala da Secretária da Saúde e Coordenação Saúde do Homem

– Mini Palestra de um Médico sobre a Saúde do Homem

– Coffee Break

08/11Secretaria de Estado da SaúdeAções de Saúde:

– Aconselhamento e testagem rápida para IST, SIFILIS, HEPATITE e HIV

– Ação com vacinação para colocar o esquema vacinal em dia (DT adulto, Hepatite B e Influenza)

12/11Superintendência Regional do Trabalho na ParaíbaPalestra sobre a saúde integral do homem e a Sintomatologia do Câncer de PróstataDurante o mês de NovembroPatos – Hospital do BemDIA 1- Abertura do mês Novembro na recepção do HOSPITAL DO BEM

– Durante o mês, com agendamento no serviço, haverá consultas com Urologista e coleta de exames PSA.

DIA 25- Campanha Nacional de Combate ao Câncer- Sociedade Brasileira de Cirurgia

Dia 25- Campanha Nacional de Combate ao Câncer – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – TROQUE O MEDO POR ESPERANÇA- Passeio Ciclístico;

Dia 30- Encerramento do Novembro Azul : Palestra com Dra. Nayarah Castro- Câncer de Prostata        e seus preconceitos – Auditório da Câmara dos Vereadores – às 19:00h;

22/11 (manhã e tarde)

 

Auditório da ASPLAMReunião de Lançamento dos Guias de Pré-Natal do Parceiro para profissionais de saúde e ACS em Parceria com o Ministério da Saúde23/11

7h da manhã

Calçadão da Praia de Cabo BrancoCaminhada pela Saúde do Homem

– Com ações de orientação nutricional e educação física

Durante o mês de NovembroMeios de ComunicaçãoSensibilização para o cuidado integral da saúde do homem com ênfase na campanha de prevenção ao do câncer de próstataDurante o mês de NovembroGerências Regionais de SaúdeAtividades relacionadas à campanha serão realizadas pelas GRS e em parceria com os municípiosNovembro azul

O Novembro Azul é um movimento com origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

“Considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e do estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado. A campanha tem o objetivo de potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem, na SES, Hélio Soares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Botafogo-PB ganha reforço na zaga para atuar contra o Volta Redonda no Rio

Atravessando um bom momento na Série C do  Campeonato Brasileiro , o Botafogo da Paraíba defende a liderança do Grupo A contra o Volta Redonda-RJ, na próxima rodada. O time paraibano, que soma 19 pontos, joga no sábado (14), no Rio de Janeiro. Para esse compromisso decisivo, o Botafogo ganha uma peça importante no sistema defensivo: o zagueiro Wiliam Machado , que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na partida em que o Botafogo venceu o Paysandu por 2 a 1, no estádio Almeidão, o zagueiro foi Tsunami. Com a liberação de William Machado, o treinador Gerson Gusmão fica à vontade para armar a defesa botafoguense. Sendo assim, o jogador Tsunami deve voltar para o banco de reservas, mas o treinador Gerson Gusmão ainda tem dois dias para definir o time antes da viagem. A grande expectativa da comissão técnica e dos jogadores é a de manter o time na liderança. “A gente trabalha muito para chegar à liderança. Por isso, é preciso se manter na posição, ter maturidade,...

Estudo da ufpb aponta 19 substancias naturais anticoronavirus

Estudo coordenado pelo pesquisador e professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Damião Pergentino, aponta 19 substâncias naturais antioxidantes com potencial anticoronavírus. Algumas delas também têm propriedades anti-inflamatórias. O levantamento disponibiliza dados para pesquisas de fármacos contra a Covid-19, doença causada pelo  novo coronavírus . O estudo foi  publicado pela revista científica   Oxidative Medicine and Cellular Longevity.   O periódico é focado em estudos sobre os mecanismos fisiopatológicos celulares e moleculares de substâncias oxidantes na saúde e nas doenças. A revista está vinculada à empresa Hindawi Limited, com sede em Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido. “O estudo teve como objetivo disponibilizar para a comunidade científica informações relevantes de uma coleção de moléculas que podem ser usadas como referência na busca de um tratamento para pacientes com Covid-19”, ratifica...

Deputado Frei Anastácio sofre infarto e está na UTI.

Parlamentar foi submetido a um cateterismo ainda na madrugada desta segunda-feira (12) O deputado estadual Frei Anastácio (PT), de 73 anos, passou mal no início da noite desse domingo (11), e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Unimed, em João Pessoa. Segundo a assessoria do parlamentar, ele sofreu um infarto e está sob observação médica. Frei Anastácio estava no Convento do Rosário, onde mora, no bairro de Jaguaribe, quando se sentiu mal por volta das 18h30. Ele mesmo pegou o carro na garagem e foi dirigindo até o hospital da Unimed, onde foi atendido com urgência. Os exames detectaram que o deputado estava com as duas coronárias obstruídas em 90%. O parlamentar foi submetido a um cateterismo ainda na madrugada desta segunda-feira (12), está em estado regular e passará por avaliação clínica às 10h. Até o momento, não há previsão de alta...

Caso Braiscompany: Fabrícia Farias é solta após decisão da Justiça argentina

Os advogados de Antônio Inácio da Silva Neto e Fabrícia Farias divulgaram a informação de que a Justiça Argentina decidiu pela libertação de Fabrícia. O casal foi preso na noite dessa quinta-feira (29). “A Justiça argentina acolheu a petição apresentada por nós e deliberou que Fabrícia aguarde o curso do procedimento de extradição em liberdade, haja vista o entendimento de que não figura como uma ameaça às investigações e não apresenta risco de evadir-se”, diz a nota dos advogados Nelson Wilians e Santiago Andre Schunck.A nota também explica que uma equipe de advogados do escritório Nelson Wilians partiu de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (1), com destino a Buenos Aires, com o propósito de assumir pessoalmente a condução do caso no país vizinho.